


Evento que também comemorou os 40 anos da Embrapa Agricultura Digital reuniu lideranças e fortaleceu a cooperação entre a iniciativa público-privada para inovação agroalimentar no Brasil
A Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Pesquisas dos Agronegócios (Apta), assinou, juntamente com a Embrapa e o Instituto Pecege, acordo de parceria no âmbito do projeto “Corredor Agro SP” [Corredor de Inovação Agropecuária do Estado de São Paulo], durante evento que celebrou os 40 anos da Embrapa Agricultura Digital e o “Dia da Agricultura Digital”, realizado ontem (28), em Campinas, pela Embrapa e o IICA Brasil [Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura].
A programação contou com a participação do subsecretário de Agricultura do Estado de SP, Orlando Melo de Castro, representando o secretário Guilherme Piai, e do diretor da Apta, Carlos Nabil Ghobril, além de autoridades da Embrapa, Ana Euler e Stanley Oliveira, do IICA Brasil, Gabriel Delgado, e da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, Estanislau Steck. Também esteve presente o líder de Inovação da Apta e gestor do AptaHub, Sérgio Tutui.
“É uma honra participar deste evento que celebra os 40 anos da Embrapa Agricultura Digital e reforça a importância da inovação no agro. O IICA tem sido um parceiro estratégico em São Paulo, e a união com instituições, Embrapa e Apta, fortalece nosso modelo de pesquisa e geração de conhecimento”, destacou Castro.
Para o subsecretário, o Brasil construiu uma base sólida de ciência e tecnologia, que permite, ao país, liderar em agricultura tropical sustentável. “E a digitalização é uma realidade que amplia esse avanço, e eventos como este mostram que o futuro do agro depende da colaboração, da qualificação das pessoas e da integração entre instituições”. Ele ainda reforçou que o modelo de inovação construído pelas entidades [com polos em Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e Piracicaba], mostra que a integração é o caminho para fortalecer a pesquisa e qualificar quem está na ponta, usufruindo dessas soluções.
A constituição dessa aliança estratégica, reforçando a cooperação técnica no Estado de São Paulo, por intermédio da Apta, da Embrapa e do Instituto Pecege irão articular, de forma coordenada e cooperativa, instituições públicas e privadas atuantes no setor agropecuário em municípios estratégicos de São Paulo. A parceria irá promover ações conjuntas, fortalecer a governança regional e consolidar o Corredor Agro SP como um ambiente de colaboração voltado à inovação, à competitividade e à sustentabilidade.
O diretor da Apta celebrou a assinatura dessa aliança estratégica para viabilizar o Corredor de Inovação Agropecuária de São Paulo. “Trata-se de um marco importante, fruto de muito trabalho, que conecta as principais instituições públicas e privadas. Essa iniciativa fortalece parcerias, promove inovação aberta e integra universidades e centros de pesquisa em um eixo colaborativo. Todos ganham com essa construção coletiva, que impulsiona o desenvolvimento tecnológico e a competitividade do setor”, ressaltou Nabil.
Semana da Agricultura Digital
O evento em Campinas integrou as comemorações pelos 40 anos da Embrapa Agricultura Digital e marcou a participação brasileira na “Semana da Agricultura Digital 2025”, reunindo representantes de agtechs, empresas de tecnologia, instituições de pesquisa, governos e organismos internacionais para debater os rumos da digitalização agroalimentar no Brasil. A programação tratou de temas como o papel do ecossistema de inovação na geração e transferência de tecnologias digitais, inclusão digital e escalabilidade, além de fontes de investimentos.
O Brasil é um dos 19 países das Américas a integrar a quarta edição da Semana da Agricultura Digital do IICA. Dentre estes países, 14 já realizaram eventos locais com a temática, com a participação de atores dos ecossistemas de inovação para discutir a ampliação do acesso a tecnologias emergentes e acelerar a transformação digital dos sistemas agroalimentares nas Américas.
Sobre o Corredor Agro SP
O Corredor de Inovação Agropecuária do Estado de São Paulo é um território com extensão próxima a 400 quilômetros, que integra as regiões das cidades de Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Campinas e São José dos Campos. Os municípios se destacam por sua tradição agropecuária e presença do desenvolvimento tecnológico, por meio de universidades, institutos de pesquisa, ambientes promotores de inovação, startups de base tecnológica (“agtechs”) e produtores rurais.
Por
Lisley Silvério (MTb. 26.194) e Gustavo Steffen
lsilverio@sp.gov.br
Apta Regional /Apta/SAA
Seção de Comunicação Científica
Assessora de Imprensa e Comunicação Institucional




