bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Instituto de Pesca sedia Encontro do Comitê Gestor sobre Prevenção e Combate a Queimadas de São José do Rio Preto

Nesta quinta-feira (27/02), o Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, sediou o 1º Encontro do Comitê Gestor do Plano de Contingência para Prevenção e Combate a Queimadas, realizado pela Defesa Civil de São José do Rio Preto, coordenadora do Comitê que está sendo reestruturado e já antecipa medidas de prevenção para enfrentar a temporada de 2025.

O Plano Municipal de Contingência para Prevenção e Combate a Queimadas, instituído pelo decreto n.º 18.524/2020, baseia-se em quatro pilares: educação e sensibilização, prevenção e monitoramento, fiscalização e ações legais, e combate direto ao fogo. O Comitê é composto por instituições acadêmicas, empresas e sociedade civil, órgãos públicos, institutos de pesquisa como o Instituto de Pesca e Instituto de Zootecnia (ambos da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), e ainda será ampliado com a inclusão de novas entidades.
Durante o evento, o prefeito de São José do Rio Preto, Coronel Fábio Candido, anunciou que o município incorporará tecnologias inovadoras ao combate a queimadas, incluindo um sistema de monitoramento com 3 mil câmeras, inteligência artificial e, futuramente, imagens de satélite para detecção precoce de incêndios.

Para Daniela Castellani, diretora do Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, unidade do Instituto de Pesca que sediou o encontro em São José do Rio Preto, “A união de esforços e o planejamento colaborativo entre diferentes entidades são fundamentais para a prevenção e contenção de incêndios, principalmente em áreas em que as queimadas são recorrentes. Quando organizações governamentais, empresas e comunidades se juntam, é possível criar estratégias mais eficazes e abrangentes. Essa colaboração permite a troca de conhecimentos, recursos e experiências, resultando em ações coordenadas que podem minimizar os riscos e os impactos dos incêndios”.

A Defesa Civil reforça o compromisso de integrar esforços municipais, estaduais e federais para tornar Rio Preto referência na prevenção e combate a queimadas, reduzindo impactos ambientais e à saúde pública.

Por Gabriela Souza

Assessoria de imprensa IP
Núcleo de Comunicação Científica
Gabriela Souza /Andressa Claudino
Cel.: (11) 94147-8525
ipcomunica@sp.gov.br
www.pesca.sp.gov.br

 

Notícias por Ano