


Parcerias de pesquisa têm foco na sanidade e sustentabilidade da produção de pescado
Uma das principais instituições de pesquisa paulistas voltadas à aquicultura e à pesca, o Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, marcará presença na Agrishow 2025, maior feira de tecnologia voltado ao agro do país. Neste ano, os destaques do Instituto são as tecnologias e inovações desenvolvidas em seus principais projetos voltados à aquicultura, que promovem avanços na sustentabilidade, na produtividade e na segurança sanitária do setor aquícola. Saiba mais sobre eles:
Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) de Sanidade em Piscicultura
A iniciativa, fruto de parceria do IP com outras instituições de pesquisa, como os Institutos Biológico (IB-Apta) e de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), visa o enfrentamento de algumas das mais preocupantes doenças emergentes da tilapicultura nacional, causadas por vírus e bactérias. Entre os objetivos principais, está o desenvolvimento de kits de diagnóstico e de vacinas contra essas doenças, além do melhoramento genético das tilápias para torná-las mais resistentes a elas.
Centro de Engenharia de Plasticultura (CEP)
O IP é integrante desse projeto, que objetiva desenvolver, modificar e validar soluções disruptivas de plasticultura, para melhorar o desempenho dos produtos e adaptar soluções plásticas existentes para diferentes culturas e setores do agro, abordando problemas específicos.
Programa Integração Piscicultura-Agricultura-Pecuária (IPAP)
Inovadora, essa estratégia de produção criada e constantemente aperfeiçoada pelo IP propõe aliar na mesma propriedade atividades de produção de peixes, de cultivares agrícolas e a pecuária. A missão do Programa é criar soluções de ciclagem de nutrientes em sistemas integrados de produção de alimentos, seguindo os conceitos da economia circular. O projeto conta ainda com a participação do IB, Instituto Agronômico (IAC) e de Zootecnia (IZ), vinculados à Apta.
No evento, pesquisadores e técnicos do IP estarão disponíveis para apresentar ao público muita informação sobre como as atividades de pesquisa do Instituto têm impulsionado o setor. “A participação do Instituto de Pesca destacará projetos e programas estratégicos para o agronegócio do pescado, exaltando soluções que visem o desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura, conectando-as diretamente com o público”, diz a diretora-geral do IP, Cristiane Neiva. “Compartilharemos experiências, conhecimentos e networking com os visitantes!".
O Instituto estará representado no espaço da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) na Agrishow, ao lado das outras seis instituições de pesquisa que compõem a Agência. As atrações são voltadas tanto aos piscicultores e demais produtores rurais quanto aos visitantes da Feira interessados em saber como a ciência contribui para a produção dos alimentos que chegam até nossa casa.




