O Instituto Biológico (IB-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, referência em pesquisa agropecuária, apresenta na Agrishow 2025 um panorama das mais recentes tecnologias aplicadas à sanidade avícola e ao controle biológico. O espaço do IB contará com atividades interativas, exposição de materiais biológicos e demonstrações científicas que aproximam o público dos avanços da ciência no campo.
Entre os destaques, serão mostrados ao público os serviços de diagnóstico e monitoramento de enfermidades aviárias oferecidos pelo Instituto, como Influenza Aviária, Doença de Newcastle, Laringotraqueíte Infecciosa e Salmonelose. Serão apresentados também métodos de análise microbiológica e físico-química aplicados à produção avícola.
No âmbito do controle biológico, o IB traz amostras de agentes como fungos, bactérias e nematoides entomopatogênicos, além de inimigos naturais como joaninhas, crisopídeos, ácaros predadores e ácaros fitófagos, que contribuem para o manejo sustentável de pragas na produção agropecuária.
O estande contará com a exposição de materiais em placas de Petri e a simulação de processos biológicos com galinhas e ovos artificiais, permitindo ao público uma visualização prática das interações estudadas. Microscópios e estereomicroscópios estarão disponíveis para que os visitantes possam acompanhar como as análises são realizadas pelos pesquisadores. Além disso, banners e displays informativos com QR codes permitirão o acesso a conteúdos digitais detalhados sobre as tecnologias, serviços e pesquisas desenvolvidas pelo IB.
A participação do IB na Agrishow reforça seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade no agronegócio, promovendo a integração entre ciência e produção. O Instituto estará representado no espaço da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) na Feira, ao lado das outras seis instituições de pesquisa que compõem a Agência.