Órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Instituto de Pesca (IP-APTA) disponibilizou pôsteres com infográficos que descrevem a atividade pesqueira paulista por ano e trimestre. Produzido pela Unidade Laboratorial de Referência em Controle Estatístico da Produção Pesqueira Marinha do IP (ULRCEPPM), o material pode ser acessado através do website www.propesq.pesca.sp.gov.br, no item de menu “A pesca em São Paulo”. Podem ser encontrados tanto pôsteres com a síntese do Estado quanto com informações por município.
Os dados são coletados pelo Programa de Monitoramento da Atividade Pesqueira Marinha e Estuarina, executado nos 15 municípios litorâneos de São Paulo de forma participativa. Anualmente são realizadas cerca de 70 mil entrevistas com pescadores e mestres de embarcações que, voluntariamente, repassam informações sobre suas atividades. Em conjunto, essas informações permitem mostrar a importância do setor pesqueiro para a geração de emprego, renda e alimento de qualidade. A análise destas informações também dá subsídios para que diferentes esferas de governo elaborem políticas públicas para o desenvolvimento da pesca sustentável.
A divulgação dos pôsteres é uma devolutiva do trabalho executado ao setor pesqueiro, que colabora com o Programa, e à sociedade em geral. Além dos pôsteres, as informações pesqueiras podem ser consultadas no item Banco de Dados. Outras informações sobre a pesca marinha paulista podem ser obtidas na Série Informes Pesqueiros de São Paulo e nos Relatórios Técnicos, elaborados em atendimento às condicionantes determinadas pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no processo de licenciamento ambiental federal para a exploração e produção de petróleo na Bacia de Santos.
Assessoria de Imprensa APTA
gsalmeida@sp.gov.br