bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

“Ponto de encontro para o conhecimento”: Bibliotecas históricas dos institutos de pesquisa da Apta são patrimônio do agro

Você sabia que em Campinas está uma das mais antigas bibliotecas em ciências agrárias da América Latina? Ela se encontra na sede do Instituto Agronômico (IAC-Apta) e é uma fortaleza do conhecimento. Nesse dia 12 de março, em que é comemorado o Dia Nacional do Bibliotecário, aproveitamos para contar um pouco mais sobre essa e outras bibliotecas mantidas pelos Institutos de Pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP.
Contando com cerca de 280 mil documentos, sendo 33 mil títulos de livros, 82 mil boletins, 3 mil títulos de periódicos, além de outros materiais bibliográficos, a biblioteca do IAC representa um patrimônio inestimável em conhecimento científico e tecnológico, unindo o passado e o presente e conectando gerações de estudiosos na busca pela excelência em agronomia e ciências correlatas.

Criada junto com o próprio Instituto, em 1887, a biblioteca abriga preciosidades como manuscritos dos séculos XIX e publicações do século XVIII. “Temos obras que antecedem a inauguração do IAC e ao folhear obras raras na área de botânica, nos deparamos com ilustrações muito detalhadas feitas à mão, que auxiliam na identificação, muito facilitada por aquela clareza”, diz a vice-diretora do IAC, Regina Célia de Matos Pires.

As guardiãs dessas preciosidades são a bibliotecária Vangri de Oliveira Camargo e a servidora Sueli Cristina dos Santos Pacheco, que atuam diariamente para a manutenção do acervo e atendimento ao público.

Ainda em Campinas, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta) também conta com sua biblioteca. Com um acervo físico de aproximadamente 95 mil livros, periódicos, teses, dissertações, normas técnicas e materiais audiovisuais especializados em ciência e tecnologia de alimentos e embalagens, o Ital teve proposta aprovada no edital Recuperação e Preservação de Acervos 2024 da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI): serão investidos R$ 680,7 mil em preservação e modernização de sua biblioteca, do repositório institucional, que atualmente abriga 745 dissertações, teses, artigos científicos e relatórios técnicos digitais, e do periódico científico reconhecido internacionalmente Brazilian Journal of Food Technology (BJFT), criado em 1988 e indexado à rede SciELO em 2011.

Perto dali, a cidade de Nova Odessa possui outra joia do conhecimento agropecuário. A biblioteca do Instituto de Zootecnia (IZ-Apta) existe desde sua fundação, em 1905, tendo sido transferida, junto com o Instituto, da capital para o interior paulista em 1975. Em 29 de novembro de 1990 recebeu o nome de “Geraldo Leme da Rocha”, homenagem feita a saudoso pesquisador que muito contribuiu com a pesquisa agropecuária. O acervo é composto por obras da área de Zootecnia, subdivididas em: forragicultura e pastagem, bem-estar animal, ambiência, produção e nutrição animal. São cerca de 10.000 livros e 3 mil periódicos (Anais, Boletins Técnicos, Revistas Cientificas e Jornal Acadêmico).
Para a bibliotecária Flávia Helena Felizardo tem sido uma experiência enriquecedora e gratificante atuar na biblioteca do IZ já há sete anos. “Nosso espaço é mais do que um local de pesquisa; é um ponto de encontro para o conhecimento, onde alunos, pesquisadores e profissionais encontram suporte para o desenvolvimento de estudos que impulsionam a produção animal e a sustentabilidade no setor. Poder contribuir para a disseminação da informação científica e ver o impacto do nosso trabalho na formação de especialistas em zootecnia é, sem dúvida, uma grande realização", conta Flávia.

Já a capital do estado abriga duas bibliotecas. A Biblioteca do Instituto Biológico (IB-Apta), sediada na Vila Mariana desde a fundação do IB, em 1927, é uma referência na área de biologia e agronomia. Possui um acervo de 15 mil livros e 100 mil periódicos científicos, sendo mais de 3 mil títulos publicados em variados idiomas estrangeiros. Preserva e difunde relevante patrimônio científico, desempenhando importante papel na conexão entre o passado e o conhecimento científico atual, mediando e facilitando o acesso a ele.

A Biblioteca do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), na região central, foi criada em 1978. Especializada em Economia Agrícola e áreas do conhecimento correlatas, vem guardando sua memória ao longo desta trajetória. Seu acervo é constituído por material histórico e patrimonial, com publicações da Secretaria da Agricultura que datam desde 1929, destacando-se as edições da revista Agricultura em São Paulo desde 1951, que a partir de 2006, passou a ser denominada Revista de Economia Agrícola. No total, são 4.531 títulos de revistas, 9.600 livros, 27.260 boletins, 172 mapas e 50 atlas.

Mais informações
Biblioteca IAC - biblioteca.iac.sp.gov.br

Biblioteca IZ - iz.biblioteca@sp.gov.br

Biblioteca IB - biblioteca@biologico.sp.gov.br

Biblioteca IEA - anderson.moreira@sp.gov.br

Biblioteca Ital - ital.agricultura.sp.gov.br/publicacoes

 

Crédito imagem: Inaki del Omo/Unsplash

 

Por
Assessoria de imprensa Apta
gsalmeida@sp.gov.br

 

Notícias por Ano