Como Instituição de pesquisa pioneira voltada à produção animal, o Instituto de Zootecnia (IZ-Apta) comemora o dia Nacional da Pecuária com trabalhos de excelência que contribuem para o fortalecimento da atividade. Comemorada em 14 de outubro, a data reforça o grande destaque da pecuária brasileira com diversidade de produtos, segurança alimentar, sustentabilidade, preservação da economia nacional por meio do mercado interno e significativas exportações.
De acordo com o coordenador do IZ, Enilson Ribeiro, a pecuária é a atividade voltada à produção dos animais domesticados, como bovinos, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, abelhas e rãs com o objetivo de produzir alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leite e mel, ou de matérias-primas como lã e couro. “No IZ desenvolvemos pesquisas com melhoramento genético, nutrição, reprodução, sanidade e bem-estar de animais como bovinos de corte, vacas leiteiras, ovinos, bubalinos, suínos e aves, manejo e conservação de pastagens e forragens e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, desenvolvendo novas tecnologias para impulsionar a pecuária’, argumenta.
Praticada por pequenos, médios e grandes proprietários, a pecuária é responsável por muitos empregos no campo, nos abatedouros, indústrias de insumos, laticínios e comercialização de produtos, promovendo o sustento de muitas famílias e contribuindo para o desenvolvimento econômico do país. A atividade compreende diferentes sistemas produtivos, que variam conforme a espécie criada, o nível tecnológico empregado e os objetivos de produção, podendo ser extensiva, intensiva ou semi-intensiva.
Ribeiro comenta que hoje o grande desafio da pecuária é seguir normas de sustentabilidade e bem-estar animal. “A pecuária sustentável equilibra retorno econômico com responsabilidade social e ambiental, com adoção de práticas para reduzir o impacto ambiental, como sistemas integrados de produção e intensificação da produção. Já a pecuária de baixo carbono usa técnicas que diminuem a liberação de gases do efeito estufa, alinhada com as metas de desenvolvimento sustentável do país. Aliado a isso, a pecuária tem que promover bem-estar animal e humano, adotando práticas de manejo para reduzir o estresse e promover o conforto durante todas as etapas produtivas. Trabalhamos com estas 3 temáticas de pesquisas contribuindo para o fortalecimento da pecuária”, relata.
Ribeiro afirma que o Brasil está entre os maiores produtores de carne, leite e ovos do mundo. “Nossas pesquisas tem contribuído para o aumento da produtividade e qualidade destes produtos e o IZ tem desenvolvido novas tecnologias para aumentar sua eficiência produtiva, reduzir impactos ambientais e atender às exigências de mercados cada vez mais conscientes e exigentes”, conclui o coordenador.