


Ciente da importância das novas tecnologias para o aprimoramento das práticas de gestão e da eficiência no serviço público, a Apta Regional, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, promoveu capacitação de sua equipe de gestores e servidores administrativos em Inteligência Artificial (IA). Em curso realizado no final de outubro, a equipe foi apresentada a diversas ferramentas e aplicações da IA, sendo demonstrado como essa tecnologia pode ser empregada para otimizar processos, apoiar a tomada de decisões e aumentar a eficiência das rotinas administrativas. Com o uso adequado das ferramentas, os servidores passam a contar com novos recursos para aprimorar o planejamento, a análise de dados e a execução de suas atividades diárias.
De acordo com Cesar Oda, executivo público da Apta Regional, o curso foi de grande importância para o aperfeiçoamento da equipe. “A capacitação contribuiu significativamente para o desenvolvimento das habilidades na estruturação dos prompts conforme as demandas do trabalho, trazendo benefícios diretos na redação de documentos e na qualidade das atividades realizadas pelos servidores”, destacou Oda.
Já Gustavo Almeida, que integra o time de Comunicação da Apta, ressaltou o valor do treinamento, por apresentar aos servidores novos recursos disponíveis para aprimorar suas tarefas. “A IA é uma realidade no atual contexto do mundo do trabalho e é preciso saber fazer bom uso dela. Nesse sentido, o curso trouxe uma grande contribuição”, comentou.
Celina M. Henrique, pesquisadora e assistente de direção, reforça que foi enfatizado o uso da IA como ferramenta, e não para substituir o senso crítico humano e a ética. “Foram apresentadas aos pesquisadores 12 plataformas de IA, com suas diferenças e aplicabilidade no dia a dia da pesquisa, como por exemplo para correlacionar resultados em menor tempo”, detalhou.

O treinamento foi ministrado por profissionais da empresa SuperClient Solutions, incubada no PIT – Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, que compartilharam seus conhecimentos e experiências sobre o uso prático da IA em diferentes contextos, assim como os aspectos éticos envolvidos no uso da tecnologia.
De acordo com Daniel Gomes, coordenador da Apta Regional, a capacitação faz parte de um conjunto de ações voltadas à transformação digital e à valorização dos servidores, preparando a instituição para os desafios e oportunidades de um cenário cada vez mais tecnológico. “A iniciativa reforça o compromisso da Apta Regional em incentivar a inovação, a modernização e o desenvolvimento contínuo de suas equipes, alinhando-se às transformações tecnológicas que estão moldando o futuro do trabalho”, concluiu o gestor.
Por Erika Boaro
Comunicação Apta Regional
eboaro@sp.gov.br




