bannergov2023 
×

Aviso

There is no category chosen or category doesn't contain any items

Aniversário do Centro de Engenharia e Automação do IAC

Anúncio de uma parceria internacional e reinauguração de um laboratório de ponta marcaram as comemorações pelos 54 anos do CE em Jundiaí

Na última sexta-feira (14), foi realizada uma cerimônia, em Jundiaí, para comemorar os 54 anos do Centro Avançado de Pesquisa em Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (IAC-APTA). A data foi marcada pela reinauguração de um laboratório de ponta, único da América Latina na área de pesquisa no âmbito de vestimentas protetivas agrícolas (EPI agrícolas). Na ocasião, ex-funcionários e parceiros do centro foram homenageados pelos anos de trabalho dedicados à pesquisa no CEA.

Durante a entrega dos prêmios, o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Antonio Junqueira, acompanhado do secretário executivo da Pasta, Marcos Renato Böttcher, anunciou que 37 pesquisadores serão contratados para reforçar o time da SAA. “Como produtor rural, sei da importância do pesquisador e da pesquisa para a agricultura paulista e isso sempre será pauta junto ao governador Tarcísio de Freitas”, afirmou Junqueira. A contratação dos pesquisadores, segundo informações concedidas pelo secretário executivo de Agricultura, se dará por meio de concurso público e, muito em breve, o edital será publicado.

A comemoração contou ainda com o anúncio de uma parceria internacional. “O Aplique Bem será usado como modelo de transferência para agricultores da Índia e da África. Em agosto já começaremos os cursos”, anunciou o pesquisador científico Hamilton Ramos, diretor do Centro de Engenharia e Automação. O Programa Aplique Bem foi desenvolvido pelo IAC e tem como objetivo ensinar a maneira correta do trabalhador rural a aplicar defensivos agrícolas.

Ao final da cerimônia, Junqueira, Böttcher e os demais convidados fizeram um brinde com um vinho produzido na região de Jundiaí. “Depois de tantos anos, vamos conseguir valorizar essa região. Por meio da pesquisa, vocês descobriram como fazer produtos de alta qualidade”, encerrou o secretário Antonio Junqueira.

O evento contou ainda com a participação de Regina Célia de Mattos Pires, diretora-geral substituta do IAC; Carlos Nabil, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA); Eduardo José Silveira Alvarez, gestor de Agronegócio e Turismo de Jundiaí; e dos funcionários e parceiros do Centro de Engenharia e Automação do IAC.

Centro Avançado de Pesquisa em Engenharia e Automação

Criado em 1969, o Centro Avançado de Pesquisa em Engenharia e Automação, do IAC, promove ações para a modernização da agricultura. Situado no município de Jundiaí, desenvolve pesquisas e presta serviços tecnológicos nas áreas da engenharia agrícola e realiza estudos sobre o impacto das atividades antrópicas sobre o ambiente.

Notícias por Ano