A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral-CATI, realizou na manhã desta sexta-feira (10/03) o Dia de Campo “Leguminosas de Verão” e “Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF)”.
Com a presença do secretário de Agricultura Antonio Junqueira, o evento, realizado no Centro de Produção “Ataliba Leonel”, conhecido como Fazenda do Estado, localizado no município de Manduri (SP), teve uma programação com enfoque prático e dividida em quatro estações.
Na primeira estação – “ILPF e melhoramento genético do Nelore Mocho” –, o tema foi desenvolvido pelo médico veterinário Bráz Costa de Oliveira Júnior, diretor do Núcleo de Produção de Sementes de Avaré e responsável, na CATI, pelo Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore Mocho e Sílvio Tavares, pesquisador da APTA Regional de Tietê.
Na segunda estação os pesquisadores doutores André Prando, Décio Karan e Daniel Sossa, da Embrapa Soja, apresentaram as cultivares de soja da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ensaio MIP (Manejo Integrado de Pragas) e Ensaio de coinoculação da soja com Bradyrhizobium e Azospirillum.
Já na terceira estação, os pesquisadores doutores Marcos Michelotto e Inácio de Godoi, do Instituto Agronômico (IAC), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA)/SAA, mostraram as cultivares e manejo de pragas e doenças na cultura do amendoim.
Na quarta e última estação, os pesquisadores da Embrapa, responsáveis pela segunda estação, apresentaram o Sistema Antecipe, que preconiza o plantio de milho antes da colheita da soja.
O secretário Antonio Junqueira enalteceu o trabalho realizado no local. "Os resultados obtidos aqui são em benefício dos produtores", salientou. Ele recordou ainda que o desenvolvimento do pequeno e médio produtor é prioridade da Secretária. E com este objetivo, lembrou programas como o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), que dispõe de linhas de créditos com juros de 3% ao ano. Também alertou para a importância de o produtor dar sequência a validação no processo de regularização ambiental, por meio do Cadastro Ambiental Rural/Programa de Regularização Ambiental (CAR/PRA).
O secretário executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado, Marcos Renato Böttcher, disse ter ficado "muito animado" com os programas apresentados. "O trabalho de capacitação é sempre muito importante e traz resultados finais positivos", destacou.
O Dia de Campo “Leguminosas de Verão” e “Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF)” foi organizado pela CATI Sementes e Mudas, unidade responsável pelas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural no setor.
Também estiveram presentes Alexandre Grassi, coordenador da CATI, Gerson Cazentini, diretor da CATI Sementes e Mudas, Fernando Alves dos Santos, diretor do Centro de Produção Ataliba Leonel, Eduardo Camargo, representando o deputado estadual Lucas Bove, e José Onivaldo Justi, prefeito de Manduri.