Solenidade na sede do Instituto, na cidade de São Paulo, reforçou importância do IB para sanidade da agropecuária paulista
Na tarde desta segunda-feira (06/11), ocorreram as comemorações do 96º aniversário do Instituto Biológico (IB-APTA), vinculado à Secreataria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP. Braço importante da SAA, o IB atua com capilaridade por todo o Estado e garante sanidade animal e vegetal.
A composição da mesa da cerimônia contou com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai; do secretário executivo, Edson Fernandes; do subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro; do coordenador da APTA, Carlos Nabil Ghobril; e da diretora-geral do IB, Ana Eugênia de Carvalho Campos.
Ana Eugênia apresentou os principais destaques do IB relacionados à sanidade vegetal, animal, controle biológico e preservação ambiental. Foi mostrada solução desenvolvida pelo IB que consiste na utilização de fungos para controle de carrapatos-estrela, vetores da Febre Maculosa Brasileira, doença insidiosa de alta letalidade.
Na sequência, o secretário executivo reiterou o compromisso da Secretaria Executiva em realizar a revitalização da sede do Instituto, na Vila Mariana. “Essa sede certifica parte relevante das exportações de nosso estado e garante desenvolvimento às cadeias produtivas do agro”, concluiu Fernandes.
O secretário de Agricultura, Guilherme Piai, fechou a comemoração de 96 anos do IB reforçando o compromisso de valorizar o corpo técnico-científico de todos os institutos ligados à APTA e à Secretaria. “Temos em nossos institutos um trabalho de valor inestimável. Meu compromisso é garantir o incremento à pesquisa e, a partir disso, um agro mais forte e inovador”, concluiu Piai.
Instituto é referência em controle biológico
Estratégia de controle de pragas que gera redução do risco de poluição do meio ambiente, a diminuição de trabalhadores do campo e consumidores à exposição a produtos químicos, além de evitar exterminação de inimigos naturais de pragas e doenças.
A Sede do Instituto Biológico
Projetado pelo arquiteto Mário Whately na década de 1920, o prédio foi inaugurado em meados de 1940 e é considerado um dos exemplares mais importantes da primeira modernidade na arquitetura paulistana.
Por Comunicação SAA