Nesta quarta-feira (28), às 14h30, o Instituto Biológico (IB), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, irá inaugurar a nova sede do Laboratório Regional de Pesquisa de Araçatuba. Localizada na Rua Barão do Triunfo, 403, no Bairro São Joaquim, a unidade irá ocupar um espaço no prédio onde estão a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) - Regional Araçatuba e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) – Regional Araçatuba.
A mudança trará inúmeras vantagens para a Instituição e para o setor agropecuário da região. A primeira delas e mais importante é a integração efetiva das coordenadorias da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Segundo o coordenador da APTA, Carlos Nabil Ghobril, o aumento de demanda para o Laboratório também é considerado uma vantagem. “No novo local, as nossas ações terão mais visibilidade, além de proporcionar redução de custos e maior segurança aos servidores a ao patrimônio público”, explicou Nabil.
Para a diretora do IB, Ana Eugênia de Carvalho Campos, o Laboratório segue a missão de gerar, adaptar e transferir conhecimentos e tecnologias sustentáveis para a agropecuária. “A unidade seguirá atendendo as cadeias de produção e os segmentos socioeconômicos principalmente de bovinos de corte e leite, fruticultura e olericultura, em demandas de serviços e de insumos estratégicos ao desenvolvimento regional”, disse Ana Eugênia.
Os pesquisadores e técnicos do Laboratório Regional de Pesquisa de Araçatuba, que é vinculado ao Centro Avançado de Pesquisa em Proteção de Plantas e Saúde Animal do Instituto Biológico, desenvolvem atividades técnico-científicas nas áreas de sanidade e reprodução animal, tecnologia de pós-colheita de frutas e hortaliças e ministram treinamentos em brucelose e tuberculose para habilitação de médicos veterinários junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).