Desenvolvimento e divulgação de novas tecnologias na área de reprodução animal promovem melhoria da eficiência reprodutiva em rebanhos, com impacto positivo na produtividade e lucratividade dos sistemas de produção de bovinos de corte
Resultados de pesquisas realizadas no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento de Bovinos de Corte do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com foco em melhoria na eficiência reprodutiva em rebanhos de bovinos de corte, foram apresentados recentemente na XXXVI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE), realizado na cidade de Campinas/SP, de 9 a 12 de Agosto.
No evento, que contou com a presença de nomes de relevância na área de Reprodução Animal, nacional e internacionalmente, alunos de pós-graduação dos programas do IZ e da FCAV/Unesp-Jaboticabal, sob supervisão do pesquisador do Instituto Fábio Morato Monteiro, apresentaram cinco trabalhos científicos.
Segundo Monteiro, um dos trabalhos visou identificar parâmetros seminais que podem auxiliar na identificação de touros com melhores índices reprodutivos. “Nossos resultados indicam que a avaliação do alto potencial mitocondrial é uma análise importante e pode ser um diferencial na capacidade de fertilidade do sêmen de touros. Isso porque o movimento dos espermatozoides depende intimamente da função mitocondrial, indispensável no processo de formação de energia”, relata. Em outro trabalho são apresentadas contribuições para melhoria da eficiência de biotecnologias reprodutivas já existentes, como a produção de embriões in vitro. “O objetivo deste estudo foi melhorar a qualidade dos oócitos e dos embriões de fêmeas pré-púberes utilizando progesterona injetável em novilhas pré-púberes da raça Nelore, antes da aspiração folicular guiada por ultrassonografia (OPU)”, salienta Monteiro.
O pesquisador relata que os resultados destas pesquisas são promissores e explica que ainda são necessários novos trabalhos sobre o assunto, mas que já há expectativas do impacto na produção. “Nosso objetivo é contribuir para otimização dos índices produtivos na pecuária, garantindo uma atividade mais sustentável e lucrativa”, finaliza.