Curso de conversão para culinária orgânica busca promover alimentação saudável e agregar renda aos pequenos produtores
O consumo de alimentos orgânicos tem crescido no Brasil e em todo o mundo. Dados do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) mostram que o mercado de orgânicos faturou R$ 4 bilhões em 2018 no Brasil, resultado 20% superior ao registrado em 2017. O País é apontado como líder deste mercado na América Latina, mesmo ocupando a terceira produção, quando levado em consideração sua extensão de terra destinada a esse tipo de agricultura. Pensando em atender a esse mercado de consumidores e agregar renda aos pequenos produtores artesanais, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo ministrará em São Sebastião, no Litoral Norte paulista, o curso “Conversão para a culinária orgânica”, em que ensinará o preparo de receitas utilizando apenas alimentos orgânicos.
O curso é organizado pela Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) de Ubatuba, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), e é uma atividade do Ciclo de Capacitação oferecido pela UPD aos produtores artesanais da região.
Segundo Silvia Moreira Rojo Vega, pesquisadora da APTA, a ideia do curso é mostrar para os produtores o que deve ser mudado nas receitas para produzir pratos totalmente orgânicos. “Quando se faz uma receita apenas com produtos orgânicos, é preciso fazer algumas mudanças, para que as receitas deem certo. É necessário se levar em conta, por exemplo, o glúten do alimento usado, a textura e todas as suas características chamadas de organolépticas. Neste curso queremos explicar o “pulo do gato” para o produtor. Dar aquelas dicas fundamentais para que as receitas fiquem gostosas e com a textura que estamos acostumados”, explica Silvia.
Durante o curso, a pesquisadora da APTA ensinará quatro receitas aos produtores: bolo de fubá, torta de banana seca, torta de ora-pro-nóbis e pão recheado de carne de jaca (jaca desfiada que lembra carne de frango). As receitas, segundo Silvia, foram pensadas levando-se em conta produtos bastante produzidos pelos agricultores da região: banana, jaca e ora-pró-nobis.
“A produção agropecuária do Litoral Norte paulista é feita por pequenos produtores artesanais e que costumam vender seus produtos em feiras livres. A ideia é que o excedente dessa produção seja usado para produzir receitas, que podem ser vendidas também neste ambiente, com maior valor agregado. Além disso, o produtor também pode fazer essas preparações para alimentação da sua família, contribuindo para os bons hábitos alimentares”, afirma a pesquisadora da APTA.
Além das aulas práticas, o curso contará com aulas teóricas, em que serão repassadas informações a respeito das mudanças sofridas pela agricultura ao longo dos anos e o movimento que busca uma alimentação mais saudável. O curso foi construído a partir da demanda dos próprios produtores locais. As 15 vagas oferecidas foram preenchidas em apenas dois dias de inscrição.
Cursos de capacitação
Desde 2010, a APTA realiza ciclos de capacitação para os produtores de Ubatuba e região. Os cursos foram pensados a partir da demanda dos próprios agricultores. O primeiro ciclo tratou sobre a produção de hortaliças, em que foi abordado o sistema de produção e o seu custo da produção orgânica. “Neste ciclo, estamos realizando cursos voltados a comercialização em feiras livres, envolvendo construção de stands de feira de bambu, conversão para culinária orgânica e boas práticas na produção de alimentos, realizado em parceria com a Escola Técnica Paula Souza (Etec)”, conta Silvia.
Receita de torta de banana seca
Ingredientes
1 quilo de bananas nanicas orgânicas maduras cortadas em fatias longitudinais
300 gramas de farinha de trigo orgânica
300 gramas de açúcar cristal orgânicos para receita e 100 gramas de açúcar cristal orgânico para caramelizar
100 gramas de manteiga picada
Canela em pó a gosto
6 claras em neve de ovos orgânicos ou caipiras batidos com 3 colheres de açúcar cristal orgânicos
Modo de preparo
Em uma tigela misture a farinha o açúcar e a canela em pó e reserve.
Na batedeira bata as claras em neve com açúcar e reserve.
Corte as bananas e reserve.
Em uma assadeira caramelizada com açúcar, distribua camadas de banana, farinha e pelotinhas de manteiga uniformemente até finalizar os ingredientes. Por fim, cubra com as claras em neve e asse em forno médio até dourar.
Serviço
Conversão para a culinária orgânica
Data: 04/10/2019
Horário: 8h30 às16h30
Local: CSA - Comunidade que Sustenta a Agricultura
Endereço: Litoral Norte Rua do Arpoador 57, Praia das Cigarras, São Sebastião