SAA transfere gabinete para Piracicaba em dia de homenagens acadêmicas e reunião de conselho
Na última quinta-feira, 10 de outubro, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP participou da 67ª Semana “Luiz de Queiroz” em Piracicaba, um evento anual que marca a reunião de egressos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP).
A iniciativa, em parceria com a Associação dos Ex-Alunos da Esalq (Adealq), comemora o Dia do Engenheiro Agrônomo e contou com a participação do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Guilherme Piai. Tradicionalmente, a celebração conta com a presença de autoridades das esferas federal, estadual e municipal, e promove atividades científicas e culturais.
O gabinete da Secretaria de Agricultura foi transferido para a Esalq de Piracicaba, reforçando o compromisso do governo de SP em se manter próximo da produção de conhecimento científico das universidades, essenciais para a tomada de decisão da Pasta. A Esalq nasceu em 1901, com a doação do terreno da Fazenda São João da Montanha ao governo paulista para a criação de uma escola agrícola. Até 1934, a instituição fez parte da SAA. Posteriormente, integrou a USP, sendo uma de suas unidades fundadoras.
A programação contou com homenagens e reconhecimentos de iniciativas acadêmicas e entidades parceiras e promoveu reunião de Conselho Consultivo da Esalq/USP, do qual o secretário Guilherme Piai é integrante. Além disso, teve planejamento estratégico e painéis de divulgação científica.
Também estiveram presentes o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), Carlos Nabil Ghobril, e diretores representantes da Apta Regional, do Instituto Agronômico (IAC), do Instituto de Zootecnia (IZ) e do Instituto de Pesca (IP), todos ligados à Apta, da SAA.
Na ocasião, o Instituto de Pesca foi homenageado pelos seus 55 anos de contribuições na produção e transferência de conhecimento científico para o desenvolvimento sustentável do setor de aquicultura.